Outubro Rosa!

Por Portal Opinião Pública 03/10/2019 - 14:57 hs
Foto: Divulgação

 

Dra. Risele Borges

A Saúde é direito de todos e dever do Estado, salvo artigo 196, da Constituição da República Federativa do Brasil. Mas apesar de ser regra geral, ainda há necessidades específicas decorrentes de doenças que exigem direitos especiais, como alguns que são garantidos aos pacientes de câncer, fato que precisa ser esclarecido à população, que por sua vez precisa estar atenta a isso.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a neoplasia de maior incidência entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 59.700 casos novos de câncer de mama feminino aconteceram entre 2018 a 2019, o que representa 29,5% de todos os tipos de cânceres diagnosticados em mulheres. E tais estimativas mostram ainda que o número de casos novos de incidência de câncer de mama é de 56,33 por 100 mil mulheres no Brasil.

Por isso, esteja atenta aos seguintes sintomas: 

- Aparecimento de nódulo (caroço) no seio ou na axila. Os nódulos podem apresentar dor ou não, serem duros e irregulares ou macios e redondos;

- Dor ou inversão do mamilo;

- Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não;

- Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha;

- Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante a casca de laranja;

- Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama;

- Nos casos mais adiantados, pode aparecer uma ulceração na pele com o odor desagradável. 

É direito de todo cidadão ser atendido integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja para a simples realização de exames, seja para receber diagnósticos ou até mesmo para dispor de medicamentos e tratamento completo. A lei 12.732 determina que o tratamento deve ser iniciado em até 60 dias, após o diagnóstico. Assim, devemos lutar por mais políticas públicas nesta área, pois elas somente são conquistadas com a união de todos, quando há a vontade e/ou a necessidade de mudar o cenário político. 

Deixo meu carinho e toda a disposição! 

Pode ser empinado, siliconado, pequeno ou separado, não importa qual tipo, todo mundo está sujeito a desenvolver o câncer de mama. Em outubro e em todos os meses do ano, se conheça. Um toque pode mudar sua vida. Se conheça, se ame, se cuide. 

Outubro Rosa

Mês mundial da Prevenção ao Câncer de Mama